Em números 2020

ESCOLA SUPERIOR

DE ENFERMAGEM

DO PORTO

EM NÚMEROS

2020/21

A ESEP é a instituição de ensino superior público mais procurada na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Em tempos de pandemia, em que todos são mobilizados na luta contra o COVID-19, os jovens candidatos ao ensino superior respondem à chamada, candidatando-se, massivamente, a cursos na área da saúde.

Sendo a área com maior número de candidatos em primeira opção, de entre todas as áreas disponíveis no ensino superior, foram colocados cerca de 6900 estudantes, dos mais de 10 mil candidatos em primeira opção, representando um aumento de mais 3.500 estudantes em relação ao ano anterior.

Exemplo deste aumento do interesse pelos cursos da área da saúde é a Escola Superior de Enfermagem do Porto que, em 2020, teve 1940 candidatos às 257 vagas disponíveis para a Licenciatura em Enfermagem. Estes valores representam um aumento de 302% relativamente ao número de candidatos em 1.ª opção e o número de vagas iniciais.

De facto, a Escola Superior de Enfermagem do Porto regista, este ano, um aumento não só da média de colocação, 16,4 valores (mais 2 valores do que no ano transato), como, ainda, um aumento de 94% no número de candidatos ao curso de licenciatura.

Em reação a estes resultados, Luís Carvalho, Presidente da instituição, refere que “os resultados da primeira fase de candidatura ao ensino superior deixam-nos orgulhosos, não só por refletirem a consolidação do prestígio da nossa Escola, como por serem paradigmáticos do reconhecimento da educação como valor supremo e do comprometimento das gerações mais novas na luta por mais e melhor saúde para todos. Demonstram, ainda, o reconhecimento da Enfermagem como profissão fundamental para a prevenção e tratamento da saúde das populações”.

A Escola Superior de Enfermagem do Porto encontra-se, assim, entre as instituições de ensino superior mais procuradas do país e mantém a nota mais alta de ingresso nacional no curso de Enfermagem.

Nº de candidatos 1.ª Fase

Com 1940 candidatos na 1.ª fase do concurso nacional de acesso de 2020, a ESEP lidera o ranking nacional com maior procura por vagas com um aumento da procura de 302% em relação às vagas iniciais (257).

Média do último colocado (2018-2020)

Com média de último colocado de 164,0 a ESEP alcança uma subida substancial da nota do último colocado em relação ao ano anterior (142), mantendo a mais alta nota de ingresso nacional no curso de Enfermagem. 

    ESEP como 1.ª Opção (2018-2020)

    A Escola Superior de Enfermagem do Porto supera o número de candidatos em 1ª opção dos últimos dois anos. Em 2020, a ESEP teve um aumento de 150% em relação ao número de candidatos e o número de vagas iniciais.

      Nº de colocados 1.ª Fase (2018-2020)

      Pelo 3.º ano consecutivo a ESEP preenche o número de vagas na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior.

        2018/2019/2020
        0%
        Skip to content