Porto Innovation District

Porto 

Innovation  

District

Polo Universitário da Asprela

O Polo Universitário da Asprela, conhecido também por Porto Innovation District, representa uma das maiores concentrações de talento, conhecimento e inovação na Europa.

Em pouco mais de um quilómetro quadrado trabalham mais de 14.000 pessoas, na maioria com habilitações superiores e em funções de grande complexidade. O Polo acolhe também cerca de 38.000 estudantes em mais de 500 cursos de formação superior e lança no mercado mais de 10.000 graduados por ano, o que corresponde a cerca de um terço do total regional.

No Polo da Aprela trabalham e estudam, diariamente, cerca de 52 mil pessoas nas mais de 16 instituições de ensino superior, 26 centros de investigação, 3 instituições de saúde de referência, 1 centro de incubação de empresas e centenas de empresas inovadoras e de prestação de serviços que integram o Porto Innovation District.

Estudantes e cursos

O Polo integra a Escola Superior de Enfermagem do Porto, bem como cerca de metade da comunidade da Universidade do Porto, distribuída pelas Faculdades de Engenharia, Economia, Medicina, Medicina Dentária, Ciências da Nutrição e Alimentação, Desporto e Psicologia e Ciências da Educação. Também a maior parte das Escolas do Politécnico do Porto aqui se concentra, com a Presidência, os Institutos de Engenharia e de Contabilidade e Administração, e as Escolas de Educação e Saúde.

Atualmente, o Porto Innovation District tem cerca de 38 mil estudantes inscritos, dos quais cerca de 4.000 são estudantes internacionais.

Destes estudantes provem de cursos da área:

    O top 3 de países de origem dos estudantes internacionais é composto por:

    • A nível global: Brasil, França e Espanha
    • A nível Europeu: França, Espanha e Itália
    • A nível dos países de da América Latina: Brasil, México e Colômbia

    Docentes, investigadores e técnicos especializados

    O Porto Innovation District, tradicionalmente designado por “Polo Universitário da Asprela” é sinónimo de diversidade e multiculturalidade. Com um conjunto de profissionais, investigadores e técnicos especializados em diversas áreas e provenientes de diferentes áreas geográficas, centra a sua atuação nas atividades de investigação, formação e inovação em ciências da saúde e da vida, nas ciências exatas e tecnologias, e nas ciências económicas e sociais, potenciando uma abordagem multidisciplinar aos complexos desafios que a Humanidade enfrenta.

    Atualmente, o Porto Innovation District é composto por:

    • mais de 2.800 docentes;
    • mais de 5.000 investigadores afiliados, dos quais, cerca de 1.300 residentes;
    • mais de 1.500 técnicos especializados (dentro de universidades, interfaces e parques tecnológicos);
    • mais de 8.000 profissionais de saúde nas diversas carreiras.

    Inovação e Empreendedorismo

    100
    Investigadores
    Unidades de I&D

    Mais de 1.300 investigadores integrando 26 unidades de I&D reconhecidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

    Para o apoio a startups o Polo integra a UPTEC, Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela, entidade gestora do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto que alberga dezenas de empresas em que estão integrados técnicos especializados de diferentes nacionalidade, com especial destaque para pessoas provenientes do Brasil, da França e de Espanha.