Avaliação de sistemas de informação

Avaliação de sistemas de informação

Objetivos

  • Situar a avaliação dos sistemas de informação no contexto das estratégias de governação em saúde; 
  • Relacionar a avaliação dos sistemas de informação com a política de garantia da qualidade dos cuidados; 
  • Situar a avaliação dos sistemas de informação no quadro da estrutura e processos de gestão da informação que resulta dos cuidados de enfermagem; 
  • Compreender a necessidade de avaliação dinâmica dos SIE; 
  • Analisar criticamente as diferentes metodologias de avaliação de sistemas de informação; 
  • Analisar criticamente os diferentes critérios utilizados na avaliação de Sistemas de Informação; 
  • Incorporar a melhor evidência disponível e os “standards em uso” na avaliação dos SIE.
Conteúdos programáticos
  • Quando, como e porquê avaliar os Sistemas de Informação?; 
  • Critérios “consensuais” para a avaliação de sistemas de informação: qualidade técnica, qualidade da informação, custo, utilização/satisfação dos utilizadores, conformidade com as “normas” e efeitos organizacionais (impacto nos processos e resultados); 
  • Principais estratégias de avaliação dos Sistemas de Informação – abordagem objetiva vs subjetiva;
  • Processo(s) de avaliação de Sistemas de Informação; 
  • Normas e “standards” disponíveis para os processos de avaliação de Sistemas de Informação; 
  • O conceito de “Sistema de Informação Eficiente” vs “Sistema de informação competitivo”.

Coordenador da Unidade Curricular

Filipe Miguel Soares Pereira

Professor Doutor

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