Formação em contexto clínico

Formação em contexto clínico

Objetivos

  • Refletir sobre as práticas pedagógicas adequadas à aprendizagem da Enfermagem; 
  • Compreender os processos de aprendizagem em contexto clínico;
  • Compreender os processos de autorregulação das aprendizagens; 
  • Desenvolver competências de relação e interação supervisiva; 
  • Identificar os pressupostos de uma avaliação para a aprendizagem em supervisão; 
  • Desenvolver o pensamento crítico/reflexivo no sentido do desenvolvimento pessoal e profissional; 
  • Desenvolver a capacidade de reflexão sobre cenários de supervisão clínica; 
  • Refletir sobre a educação como um processo de construção pessoal ao longo da vida;

Conteúdos programáticos

  • As práticas pedagógicas e a aprendizagem da enfermagem; 
  • Processos de aprendizagem em ensino clínico; 
  • Os componentes motivacionais da aprendizagem autorregulada; 
  • Papel do supervisor na promoção das competências estratégicas; 
  • Gestão da informação e da Relação Pedagógica; 
  • A relação e interação supervisiva como alicerce da aprendizagem; 
  • Reflexão sobre cenários de supervisão clínica; 
  • A avaliação para a aprendizagem em contexto clínico: conceitos, processos e estratégias;  
  • Problemática da formação ao longo da vida.

Coordenador da Unidade Curricular

António Luís Rodrigues Faria de Carvalho

Professor Doutor

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