Formação em contexto clínico Formação em contexto clínico Objetivos Refletir sobre as práticas pedagógicas adequadas à aprendizagem da Enfermagem; Compreender os processos de aprendizagem em contexto clínico; Compreender os processos de autorregulação das aprendizagens; Desenvolver competências de relação e interação supervisiva; Identificar os pressupostos de uma avaliação para a aprendizagem em supervisão; Desenvolver o pensamento crítico/reflexivo no sentido do desenvolvimento pessoal e profissional; Desenvolver a capacidade de reflexão sobre cenários de supervisão clínica; Refletir sobre a educação como um processo de construção pessoal ao longo da vida; Conteúdos programáticos As práticas pedagógicas e a aprendizagem da enfermagem; Processos de aprendizagem em ensino clínico; Os componentes motivacionais da aprendizagem autorregulada; Papel do supervisor na promoção das competências estratégicas; Gestão da informação e da Relação Pedagógica; A relação e interação supervisiva como alicerce da aprendizagem; Reflexão sobre cenários de supervisão clínica; A avaliação para a aprendizagem em contexto clínico: conceitos, processos e estratégias; Problemática da formação ao longo da vida. Coordenador da Unidade Curricular António Luís Rodrigues Faria de CarvalhoProfessor Doutor Mais informações academica@esenf.pt