Matrículas
Licenciatura em Enfermagem
2022/2023
De 30 de setembro a 3 de outubro de 2022
Parabéns pela colocação!
Conhecidos os resultados (consultar calendário) do concurso nacional de acesso ao ensino superior, organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), pode realizar a sua matrícula no Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP).
O processo de matrícula inicia-se com um registo prévio, através da opção “Matrícula” disponível na plataforma SIGAI.
NOTA: Para este registo, deverá utilizar o código de acesso recebido na mensagem de colocação, enviada pela DGES, e seguir os passos indicados.
CONCEITOS
A compreensão de alguns conceitos irá ajudá-lo com o processo de matrícula:
- Tempo inteiro – Modalidade de inscrição e frequência do curso em que, por regra, o estudante se inscreve a 60 ECTS anuais.
- Tempo parcial – Modalidade de frequência do curso em que o estudante se inscreve até um limite máximo de 35 ECTS.
- Deferimento de propina – Aplicável aos candidatos a bolsa de ação social e permite que apenas comecem a pagar a propina após saída do resultado da candidatura e após as transferências da DGES.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Declaração médica, em modelo próprio da DGES, comprovativa de que satisfaz o pré-requisito, sendo condição indispensável para a efetivação da matrícula e inscrição, a apresentação do original, devidamente autenticado com assinatura e com carimbo ou vinheta médica;
Apenas obrigatório para quem pretender efetuar o pagamento da propina em prestações. Este documento deverá ser carregado digitalmente no momento do pré-registo de matrícula pelo SIGAI.
Apenas obrigatório para os estudantes que se candidatem a bolsa da ação social e optarem pelo deferimento do pagamento de propina. Este documento deverá ser carregado digitalmente no momento do pré-registo de matrícula.
A matrícula é efetivada pela realização dos seguintes dois passos:
- Pré-registo de matrícula, on-line, na opção “matrícula”, do SIGAI, e seguir os passos lá indicados;
- Efetivação presencial da matrícula, através de marcação a realizar no último passo do pré-registo (ponto anterior). Aqui procederá à apresentação do original do Pré-requisito do Grupo B e pagamento dos emolumentos devidos.
Só após a concretização destes dois passos, é que fica com a sua matrícula concluída.
Propina e emolumentos
Pela matrícula e inscrição são devidos os seguintes emolumentos:
- Matrícula - 30 €;
- Seguro - 7 €;
- Propina numa das modalidades previstas no Despacho Presidente n.º 2022/26
Mais informações
Pode obter informações e esclarecimentos junto do serviço de Sistemas de Informação e Gestão Académica (SIGA), através dos seguintes canais:
SIGA – Sistemas de Informação
Dúvidas técnicas de utilização da plataforma informática