Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica

Mestrado em Enfermagem

de Saúde Materna e Obstétrica

O Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, publicado em Diário da República n.º 192 de 1 de outubro de 2021, insere-se na política de formação pós-graduada da Escola Superior de Enfermagem do Porto. O curso pretende responder aos desafios atuais em termos de ensino, de prática clínica e de investigação, contribuindo para uma Enfermagem mais significativa para as pessoas.

O Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica possui três diretrizes:

  1. Alinhamento com as orientações da Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título profissional de Enfermeira(o) Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO): o curso considera, na sua conceção, o Plano Formativo da Ordem dos Enfermeiros para a formação especializada em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, nomeadamente do que diz respeito aos requisitos e princípios de análise da formação especializada em Enfermagem, da Ordem dos Enfermeiros (OE) para a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO).
  2. Compromisso com a tradição da ESEP na formação de EEESMO: pretende-se preparar enfermeiras(os) que revelem mestria ao nível dos conhecimentos, das competências e da capacidade de inovação – essenciais para que a excelência dos cuidados seja uma realidade, através da formação para uma visão dos cuidados especializados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica centrados: 1) na competência profissional; 2) na prática baseada na evidência; e, 3) no respeito pela(o) cliente dos cuidados, naquilo que são os seus processos corporais e psicológicos, ações e projeto(s) de saúde (PQCEESMO, 2021).
  3. Orientação para a aprendizagem ao longo da vida: face às atuais realidades – sociedade do conhecimento, tendências económicas, globalização da informação, evolução demográfica e das estruturas familiares, inovações nos contextos clínicos, políticas de saúde, equipas multiprofissionais, novas tecnologias e o impacto da sua utilização, etc. – cada cidadão, e também cada enfermeira(o), necessita desenvolver recursos e estratégias para tirar partido dessas oportunidades e contribuir para o desenvolvimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão.

O curso pretende preparar os enfermeiros para a prestação de cuidados especializados em ESMO perspetivam uma resposta profissional, baseada na evidência, às necessidades da mulher, feto/recém-nascido, homem e das pessoas significativas (família/comunidade), no âmbito:

  • do planeamento familiar e autocuidado durante o período pré-concecional, de modo a conseguir as melhores condições de saúde para engravidar;
  • da gravidez, nomeadamente a avaliação da evolução, e promoção da adaptação à gravidez;
  • da adaptação à parentalidade (competências parentais);
  • da preparação para o parto, com elaboração do plano de parto;
  • do trabalho de parto, nomeadamente a avaliação da evolução, e assistência à mulher e pessoa(s) significativa(s) na obtenção de uma experiência positiva do parto;
  • do pós-parto, nomeadamente a avaliação da evolução e promoção da recuperação pós-parto;
  • da saúde do recém-nascido normal, nomeadamente a vigilância do desenvolvimento infantil e promoção da mestria nas competências parentais;
  • do climatério e promoção da adaptação ao processo de envelhecimento normal;
  • de situações de saúde/doença ginecológica;
  • da saúde das meninas e das mulheres em geral, atuando no ambiente em que vivem e se desenvolvem, no sentido de promover os melhores níveis de saúde sexual, ginecológica e reprodutiva, prevenir processos de doença e promover a igualdade/equidade e dignidade nos cuidados.

Pré-requisitos

Podem candidatar-se:

Dados gerais
Duração
4 Sem.
ECTS
120
Vagas
20
1º e 2º Semestre
€2.520,00*
ECTS
60
3º e 4º Semestre
€2.520,00*
ECTS
60

Pagável em: * 10 prestações.

Coordenação
AlexandrinaCardoso2

Alexandrina Cardoso

Professor Coordenador. PhD

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Nucleares
ECTS
Ano
SEM.*
Epistemologia e ética de enfermagem**
6
Investigação em enfermagem**
3
Princípios de gestão em enfermagem avançada**
3
Adaptação à gravidez
6
Adaptação à parentalidade
6
Obstetrícia e ginecologia
6
Conceção de cuidados em contexto de saúde materna e obstétrica
3
Trabalho de parto
9
Pós-parto e recém-nascido
6
Saúde sexual e reprodutiva
9
Assistência pré-natal
15
Unidades Curriculares Optativas
ECTS
Ano
SEM.*
Opção 1***
Diversidade cultural e espiritualidade na gravidez
3
Inovações em saúde materna e obstétrica
3
Uma unidade curricular do elenco de todos os cursos de mestrado
3
Opção 2****
Dissertação
45
Anual
Trabalho de Projeto
45
Anual
Estágio de natureza profissional com relatório
45
Anual
Nota: 

* Semestre em que funciona cada unidade curricular. O semestre de contacto poderá sofrer pontuais ajustes. ** Unidades Curriculares Transversais. ***Cada estudante deverá escolher apenas uma unidade curricular de opção. **** O estudante deverá realizar uma das unidades curriculares propostas. Para a obtenção do título profissional de especialista pela Ordem dos Enfermeiros, é obrigatória a Unidade Curricular optativa Estágio de Natureza Profissional com Relatório.

No MESMO, as atividades letivas do 1.º ano do curso desenvolvem-se no 1.º semestre, em 3 dias com aulas de tarde e 1 dia em que há aulas de manhã e de tarde; por vezes, decorrem aulas ao sábado de manhã. No 2.º semestre – 1 período de aulas de tarde e 2 dias em que há aulas de manhã e de tarde. No período da manhã as atividades decorrem entre as 9 e as 14 horas e no da tarde entre as 15 e as 20 horas. Pontualmente, podem surgir constrangimentos que obriguem a alterar este esquema de horário.

Autorização legal de funcionamento


Saídas profissionais

Após a conclusão do Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, ser-lhe-á atribuído o grau de mestre.

Os candidatos que visem a obtenção do título profissional de Enfermeiro Especialista atribuído pela Ordem dos Enfermeiros (OE) deverão, previamente, informar-se sobre os respetivos requisitos de atribuição através dos serviços da OE ou consultando a informação disponível aqui (com especial atenção, as páginas 4 e 5).

Resultados (1.ª Fase)

Mais informações

Pode obter informações e esclarecimentos junto do serviço de Sistemas de Informação e Gestão Académica (SIGA), através dos seguintes canais:

SIGA – Gestão académica

Dúvidas no processo de candidatura ou inscrição.

SIGA – Sistemas de Informação

Dúvidas técnicas de utilização da plataforma informática

Atendimento online