Promover o auto conhecimento, a autoestima e o autoconceito;
Facilitar a comunicação, o relacionamento e a interação social;
Compreender as diferentes metodologias de intervenção psicoterapêuticas, tendo como alvo a pessoa, grupo, família e comunidade, de acordo com os diferentes modelos de atuação, num contexto de promoção da qualidade do exercício profissional dos enfermeiros;
Desenvolver competências de ajuda profissional no âmbito das modalidades de intervenção Psicoterapêuticas, promotoras de respostas adaptativas, no sentido de restabelecer o equilíbrio psíquico, a integração e a autonomia;
Desenvolver competências para interpretar o papel de terapeuta;
Desenvolver competências de escuta ativa de modo a identificar as necessidades alvo de intervenção terapêutica;
Desenvolver competências de gestão de grupos orientadas para a utilização das diferentes modalidades como “instrumento” terapêutico;
Desenvolver competências de prescrição, execução e avaliação das modalidades de intervenção terapêutica, de acordo com as necessidades de cada caso (indivíduo, família, grupo);
Desenvolver competências de intervenção diferenciada, no contexto de equipas multidisciplinares;
Treinar competências na concretização de modalidades psicoterapêuticas.
Conteúdos programáticos
Relação terapêutica;
Relação de ajuda;
Terapia cognitiva-comportamental;
Técnica de reestruturação cognitiva;
Técnica de modificação de comportamentos;
Técnica de dessensibilização sistemática;
Terapia ocupacional: Musicoterapia; Arteterapia; Ludoterapia; Biblioterapia; Outras (hidroterapia, hipoterapia);
Terapia de estimulação cognitiva: Técnica de treino da memória, histórias de vida;
Técnica de orientação para a realidade;
Terapias de orientação Psicodinâmica;
Outras terapias (massagem, autocontrolo, humor);
Relaxamento;
Relaxamento muscular;
Técnica de imagens guiadas;
Indicações, contraindicações das diferentes modalidades de intervenção terapêutica.