MS – Enfermagem Comunitária

Mestrado em Enfermagem Comunitária

A saúde é um recurso básico para a vida diária. É influenciada pela hereditariedade, cultura, crenças e pelo ambiente económico, social e físico. Esta visão da saúde coloca o foco de atenção na comunidade, na família e no indivíduo. Sendo as(os) enfermeiras(os) especialistas em enfermagem da comunidade profissionais pró-ativos em relação às tendências sociais e de cuidados de saúde, à mudança de necessidades e às novas políticas e leis que afetam a saúde das comunidades, famílias e indivíduos, participam como parceiros ativos destes. Ao adotar este papel ativo têm como objetivo promover, manter e restaurar a saúde da comunidade, família e indivíduo.

Objetivos do curso

Com o Mestrado em Enfermagem Comunitária pretende-se formar enfermeiros especialistas que sejam capazes de:

Pré-requisitos

Podem candidatar-se:

Dados gerais

1.º Ano
€2.300
2.º Ano
€1.650
Duração
2 anos
ECTS
120

Coordenação

users

Margarida Abreu

Professor coordenador. PhD

Plano de Estudos

Nota: No 1.º ano cada estudante deverá escolher 3 de 4 unidades curriculares optativas; no 2.º ano cada estudante deverá escolher 1 de 3 unidades curriculares optativas.
* Semestre em que funciona cada unidade curricular. O semestre de contacto poderá sofrer pontuais ajustes. ** Unidades Curriculares Transversais

Autorização legal de funcionamento

Saídas profissionais

Após a conclusão do mestrado em Enfermagem Comunitária, ser-lhe-á atribuído o grau de mestre. Poderá ainda solicitar creditação das unidades curriculares realizadas para obtenção do curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem Comunitária, após candidatura ao respetivo CPLEE, podendo, deste modo, solicitar a atribuição do título de enfermeiro especialista.

Documentação útil

Nota: Esta publicação não dispensa a consulta da documentação aplicável, designadamente, os respetivos regulamentos e editais.

Mais informações