MS – Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar

Mestrado em Enfermagem

Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar

Reproduzir vídeo

O Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, insere-se na política de formação pós-graduada da ESEP, no quadro de uma estratégia alinhada com a sua missão estatutária. O curso assenta na articulação entre a investigação, o ensino e a resposta às necessidades em saúde das famílias.

Este mestrado tem como referência o Plano Formativo da Ordem dos Enfermeiros para a formação especializada em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar.

O Curso, que se encontra também em linha com as orientações internacionais e nacionais  relativas ao desenvolvimento da enfermagem de saúde familiar e à implementação do enfermeiro de família, possui forte orientação para o desenvolvimento de competências avançadas, de cariz predominantemente clínico, com enfoque na família como unidade de cuidados, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção, com vista à capacitação da mesma face às exigências e especificidades do seu desenvolvimento e a tornar  evidente o contributo dos cuidados de enfermagem para os ganhos em saúde das famílias.

O curso respeita os requisitos e princípios de análise da formação especializada em Enfermagem, da Ordem dos Enfermeiros (OE), nomeadamente naquilo que se reporta à possibilidade de posterior atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista, aos detentores do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. O presente curso irá contribuir para a formação de profissionais que constituam massa crítica para o desenvolvimento de atividades autónomas e colaborativas na área da enfermagem de saúde familiar, com base nas melhores evidências de investigação. Pretende-se que seja relevante para a colaboração na implementação de políticas de saúde familiar e nas políticas de organização dos cuidados de saúde familiar. Por último, pretende-se que seja ainda relevante para a conceção, execução e avaliação de projetos de saúde que visem a família como um todo e, em simultâneo, os seus membros individualmente.

Dados gerais
Duração
3 Sem.
ECTS
90
Vagas
20
1.º Semestre
€1.260,00*
ECTS
30
2.º e 3.º Semestre
€2.520,00**
ECTS
60
Pagável em: * 5 prestações; ** 10 prestações.

Candidaturas

De 26 de julho a 26 de agosto de 2022

Coordenação

Henriqueta Figueiredo

Professor coordenador. PhD

Objetivos do curso

Pré-requisitos

Podem candidatar-se:

Plano de Estudos

Unidades curriculares nucleares
ECTS
SEM.*
Epistemologia e ética de Enfermagem**
6
Investigação em enfermagem**
3
Princípios de gestão em enfermagem avançada**
3
Conceção de cuidados em contexto de saúde familiar
3
Relação e comunicação terapêutica em contexto de saúde familiar
3
A enfermagem em contexto de saúde familiar
6
Processos familiares e papéis na família
6
Promoção da saúde individual no contexto da família
3
Promoção do autocuidado e o papel de familiar cuidador no contexto da família
3
Modalidades de intervenção familiar sistémica
6
Unidades Curriculares Optativas
ECTS
SEM.*
Opção 1***
Opção 2 e 3****
Módulo I:
Dissertação
15
Trabalho de Projeto
15
Estágio de natureza profissional com relatório
15
Módulo II:
Dissertação
30
Trabalho de Projeto
30
Estágio de natureza profissional com relatório
30
Nota: 

* Semestre em que funciona cada unidade curricular. O semestre de contacto poderá sofrer pontuais ajustes. ** Unidades Curriculares Transversais. ***Cada estudante deverá escolher uma unidade curricular do elenco de todos os cursos de mestrado da ESEP, no mínimo com 3 ECTS. **** O estudante deverá realizar uma das unidades curriculares propostas (Módulo I e Módulo II). Para a obtenção do título profissional de especialista pela Ordem dos Enfermeiros, é obrigatória a Unidade Curricular optativa Estágio de Natureza Profissional com Relatório (Módulos I e II).


Saídas profissionais

Após a conclusão do Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar , ser-lhe-á atribuído o grau de mestre.

Os candidatos que visem a obtenção do título profissional de Enfermeiro Especialista atribuído pela Ordem dos Enfermeiros (OE) deverão, previamente, informar-se sobre os respetivos requisitos de atribuição através dos serviços da OE ou consultando a informação disponível aqui (com especial atenção, as páginas 4 e 5).

Bolsas de Estudo - Informações úteis

Mais informações

Pode obter informações e esclarecimentos junto do serviço de Sistemas de Informação e Gestão Académica (SIGA), através dos seguintes canais:

SIGA – Gestão académica

Dúvidas no processo de candidatura ou inscrição.

SIGA – Sistemas de Informação

Dúvidas técnicas de utilização da plataforma informática

Atendimento online