MS – Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica

Mestrado em Enfermagem

Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica

Reproduzir vídeo

As doenças crónicas são uma realidade dos tempos modernos que apresenta, em Portugal, números esmagadores. Acresce que as pessoas em situação crónica são mais do que a doença de que padecem, colocando à sociedade, ao sistema de saúde e aos enfermeiros, em particular, inúmeros desafios. Desafios associados à condição de especial vulnerabilidade destas pessoas, que tanto pode ter a ver com a velhice, como com a dificuldade na gestão de regimes terapêuticos complexos, ou com a existência de sucessivos reinternamentos. Novos desafios exigem outras respostas que passam por novos modelos de cuidados, como a gestão de casos complexos, ou por uma focalização da formação em áreas tão decisivas como o autocuidado e a autogestão da doença crónica.

Não podendo alhear-se das necessidades em saúde da população, a ESEP, no quadro da sua política de formação pós-graduada, irá abrir o Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica (MEMCpscro). Trata-se de um curso de mestrado que atende, entre outros aspetos, aos requisitos e princípios da formação especializada em Enfermagem regulados pela Ordem dos Enfermeiros (OE), nomeadamente naquilo que se reporta à atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica.

O MEMCpscro, que assenta na articulação entre a investigação, o ensino e a prática de enfermagem, tem uma forte orientação para o desenvolvimento de competências avançadas, de cariz predominantemente clínico, com enfoque nas respostas humanas aos problemas de saúde e aos processos de vida, associados a “situações crónicas”.

Dados gerais
Duração
3 Sem.
ECTS
90
Vagas
20
1.º Semestre
€1.260,00*
ECTS
30
2.º e 3.º Semestre
€2.520,00**
ECTS
60
Pagável em: * 5 prestações; ** 10 prestações.
Candidaturas

De 26 de julho a 26 de agosto de 2022

Coordenação

Paulo Parente

Professor coordenador. PhD

Objetivos do curso

Pré-requisitos - ver

Podem candidatar-se:

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Nucleares
ECTS
SEM.*
Epistemologia e ética de Enfermagem**
6
Investigação em enfermagem**
3
Princípios de gestão em enfermagem avançada**
3
Relação e comunicação terapêutica em contexto de situação crónica
3
Conceção de cuidados em contexto de situação crónica
3
A enfermagem e a pessoa em situação crónica
3
Doenças crónicas: Fundamentos fisiopatológicos
3
Gestão de casos vulneráveis
3
Planos de prevenção e de controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde
3
Gestão da doença crónica
6
Autocuidado e autogestão da(s) doença(s) crónica(s)
6
Unidades Curriculares Optativas
ECTS
SEM.*
Opção 1***
Opção 2 e 3****
Módulo I:
Dissertação
15
Trabalho de Projeto
15
Estágio de natureza profissional com relatório
15
Módulo II:
Dissertação
30
Trabalho de Projeto
30
Estágio de natureza profissional com relatório
30
Nota: 

* Semestre em que funciona cada unidade curricular. O semestre de contacto poderá sofrer pontuais ajustes. ** Unidades Curriculares Transversais. ***Cada estudante deverá escolher uma unidade curricular do elenco de todos os cursos de mestrado da ESEP, no mínimo com 3 ECTS. **** O estudante deverá realizar uma das unidades curriculares propostas (Módulo I e Módulo II). Para a obtenção do título profissional de especialista pela Ordem dos Enfermeiros, é obrigatória a Unidade Curricular optativa Estágio de Natureza Profissional com Relatório (Módulos I e II).

Saídas profissionais

Após a conclusão do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica, ser-lhe-á atribuído o grau de mestre.

Os candidatos que visem a obtenção do título profissional de Enfermeiro Especialista atribuído pela Ordem dos Enfermeiros (OE) deverão, previamente, informar-se sobre os respetivos requisitos de atribuição através dos serviços da OE ou consultando a informação disponível aqui (com especial atenção, as páginas 4 e 5).

Bolsas de Estudo - Informações úteis

Mais informações

Pode obter informações e esclarecimentos junto do serviço de Sistemas de Informação e Gestão Académica (SIGA), através dos seguintes canais:

SIGA – Gestão académica

Dúvidas no processo de candidatura ou inscrição.

SIGA – Sistemas de Informação

Dúvidas técnicas de utilização da plataforma informática

Atendimento online