MS – Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica

Mestrado em Enfermagem

Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica

As doenças crónicas são uma realidade dos tempos modernos que apresenta, em Portugal, números esmagadores. Acresce que as pessoas em situação crónica são mais do que a doença de que padecem, colocando à sociedade, ao sistema de saúde e aos enfermeiros, em particular, inúmeros desafios. Desafios associados à condição de especial vulnerabilidade destas pessoas, que tanto pode ter a ver com a velhice, como com a dificuldade na gestão de regimes terapêuticos complexos, ou com a existência de sucessivos reinternamentos. Novos desafios exigem outras respostas que passam por novos modelos de cuidados, como a gestão de casos complexos, ou por uma focalização da formação em áreas tão decisivas como o autocuidado e a autogestão da doença crónica.

Não podendo alhear-se das necessidades em saúde da população, a ESEP, no quadro da sua política de formação pós-graduada, irá abrir o Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica (MEMCpscro). Trata-se de um curso de mestrado que atende, entre outros aspetos, aos requisitos e princípios da formação especializada em Enfermagem regulados pela Ordem dos Enfermeiros (OE), nomeadamente naquilo que se reporta à atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica.

O MEMCpscro, que assenta na articulação entre a investigação, o ensino e a prática de enfermagem, tem uma forte orientação para o desenvolvimento de competências avançadas, de cariz predominantemente clínico, com enfoque nas respostas humanas aos problemas de saúde e aos processos de vida, associados a “situações crónicas”.

Dados gerais
Duração
3 Sem.
ECTS
90
Vagas
20
1.º e 2º Semestre
€2.520,00*
ECTS
60
3.º Semestre
€1.260,00**
ECTS
30

Pagável em: * 10 prestações; ** 5 prestações

Coordenação
Paulo Parente - Professor Coordenador

Paulo Parente

Professor coordenador. PhD

Objetivos do curso

Pré-requisitos - ver

Podem candidatar-se:

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Nucleares
ECTS
SEM.*
Epistemologia e ética de Enfermagem**
6
Investigação em enfermagem**
3
Princípios de gestão em enfermagem avançada**
3
Relação e comunicação terapêutica em contexto de situação crónica
3
Conceção de cuidados em contexto de situação crónica
3
A enfermagem e a pessoa em situação crónica
3
Doenças crónicas: Fundamentos fisiopatológicos
3
Gestão de casos vulneráveis
3
Planos de prevenção e de controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde
3
Gestão da doença crónica
6
Autocuidado e autogestão da(s) doença(s) crónica(s)
6
Unidades Curriculares Optativas
ECTS
SEM.*
Opção 1***
Uma unidade curricular do elenco de todos os cursos de mestrado
3
Opção 2 e 3****
Módulo I:
Dissertação
15
Trabalho de Projeto
15
Estágio de natureza profissional com relatório
15
Módulo II:
Dissertação
30
Trabalho de Projeto
30
Estágio de natureza profissional com relatório
30
Nota: 

* Semestre em que funciona cada unidade curricular. O semestre de contacto poderá sofrer pontuais ajustes. ** Unidades Curriculares Transversais. ***Cada estudante deverá escolher uma unidade curricular do elenco de todos os cursos de mestrado da ESEP, no mínimo com 3 ECTS. **** O estudante deverá realizar uma das unidades curriculares propostas (Módulo I e Módulo II). Para a obtenção do título profissional de especialista pela Ordem dos Enfermeiros, é obrigatória a Unidade Curricular optativa Estágio de Natureza Profissional com Relatório (Módulos I e II).

As atividades letivas da componente teórica do curso decorrem, por regra, em três tardes (das 15:00 – 20:00 horas), de segunda a sexta-feira e, no primeiro semestre, ao sábado de manhã (8:00 e as 14:00 horas). Este esquema-padrão de horário poderá ser alterado quando circunstâncias excecionais o determinem. A componente clínica do curso decorre em turnos, de acordo com os horários praticados na instituição de saúde.

Autorização legal de funcionamento

Saídas profissionais

Após a conclusão do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica, ser-lhe-á atribuído o grau de mestre.

Os candidatos que visem a obtenção do título profissional de Enfermeiro Especialista atribuído pela Ordem dos Enfermeiros (OE) deverão, previamente, informar-se sobre os respetivos requisitos de atribuição através dos serviços da OE ou consultando a informação disponível aqui (com especial atenção, as páginas 4 e 5).

Mais informações

Pode obter informações e esclarecimentos junto do serviço de Sistemas de Informação e Gestão Académica (SIGA), através dos seguintes canais:

SIGA – Gestão académica

Dúvidas no processo de candidatura ou inscrição.

SIGA – Sistemas de Informação

Dúvidas técnicas de utilização da plataforma informática

Atendimento online