Conceção de cuidados em contexto de saúde infantil e pediátrica
Conceção de cuidados em contexto de saúde infantil e pediátrica
Objetivos
- Suportar a tomada de decisão em juízo baseado no conhecimento e experiência;
- Usar evidência científica e normas necessárias para a avaliação da qualidade;
- Otimizar o processo de cuidados ao nível da tomada de decisão;
- Suportar a prática clínica em evidência científica;
- Promover a formulação e implementação de padrões e procedimentos para a prática
especializada no ambiente de trabalho.
Conteúdos programáticos
- A completude na conceção dos cuidados;
- Os dados de apreciação inicial/evolução;
- O estatuto dos dados e o raciocínio diagnóstico;
- O foco de atenção/Diagnóstico de enfermagem;
- As intervenções de enfermagem;
- O acesso ao conhecimento científico e a tomada de decisão;
- Procura do conhecimento científico.
Relações: dados de apreciação inicial/evolução & foco de atenção/diagnóstico de
enfermagem.
Relações: foco de atenção/diagnóstico de enfermagem & intervenções de enfermagem.
Metodologias de ensino e aprendizagem
Componente teórica – Abordagem expositiva de conteúdos: A completude, a integridade
referencial e a linguagem profissional na explanação da conceção dos cuidados; o acesso e a
procura do conhecimento científico disponível e a tomada de decisão.
Componente teórico-prática – Usando a metodologia “Problem Based Learning” serão
discutidos estudos de caso, a realizar em grupo, a partir de “cenários clínicos” na área do
mestrado em frequência, distribuídos aos estudantes no início do semestre.
Componente de orientação tutorial – Acompanhamento do desenvolvimento dos estudos de
caso.
NOTA: No decurso da unidade curricular será utilizada a “esepNursing – Educational Support
to Enhance the Potential of Nursing” na qual os estudantes explanam a conceção de
cuidados a partir do cenário clínico distribuído. Esta plataforma permite interações síncronas
e assíncronas entre os estudantes e os professores.