Mestrados

Mestrados

1.ª Fase de Candidaturas de 3 de abril a 12 de maio de 2023

Candidaturas à Edição 2023/2024 brevemente disponíveis

Mestrados

A consolidação de competências avançadas ao longo da vida é, atualmente, um passo natural para todos aqueles que ambicionam construir, com sucesso, um percurso profissional sólido e pretendem ter um potencial diferenciador no mercado de trabalho. A pensar nisso, a Escola Superior de Enfermagem do Porto tem apostado no reforço e na variedade da sua oferta de cursos de 2.º Ciclo (Mestrados).

Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta de regulamentos e editais aplicáveis.

1.º Fase > Calendário

Condições de acesso

São admitidos à candidatura para matrícula e inscrição, os candidatos que:

  • Sejam titulares de licenciatura, ou habilitação equivalente, em Enfermagem;
  • Sejam titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos em Enfermagem, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, com a duração de 240 ECTS;
  • Sejam titulares de grau académico superior estrangeiro ou os detentores de um currículo científico ou profissional que vejam o respetivo título e/ou currículo previamente reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESEP.

Documentos de candidatura

A candidatura deverá ser formalizada através de requerimento online disponível online – Separador “Candidaturas Mestrados”

Nesse formulário deverá submeter os seguintes documentos:

  • Documento comprovativo da titularidade do grau de licenciado em enfermagem, ou equivalente legal, indicando a data de obtenção e a respetiva classificação final;
  • Comprovativo do pagamento dos emolumentos devidos pela candidatura.
  • A inscrição em unidades curriculares de ensino clínico e a admissão ao estágio requer a apresentação de cédula profissional de enfermeiro atualizada ou certificado de inscrição na Ordem dos Enfermeiros). No caso de enfermeiros estrangeiros, requer a apresentação de documento comprovativo da dispensa de inscrição pela Ordem dos Enfermeiros.

Resultados (1.ª Fase)

  • 1.ª Fase – Lista de candidatos admitidos 

Bolsas de Estudo para Estudantes de Mestrado
Informações úteis

Em conformidade com a Lei do Orçamento de Estado para 2022, o valor das bolsas de mestrado passa a ter por base o valor da propina efetivamente paga, até ao limite do subsídio de propina atribuído pela FCT, I. P. o que vem permitir aceder a uma bolsa mínima, em conformidade com a propina efetivamente paga, até 2.750 euros. Este valor passa a ser cerca de três vezes maior, quando comparado com a bolsa mínima de anos anteriores, que se situava nos 872 euros.

OE2022

Artigo 196.º – Reforço da ação social no ensino superior

Para efeitos de cálculo do valor da bolsa de estudo a atribuir aos estudantes inscritos em ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre, o valor da propina para determinação da bolsa de referência corresponde ao valor da propina efetivamente paga, até ao limite do subsídio de propina atribuído pela FCT, I. P., para obtenção do grau de doutor em Portugal, nos termos da regulamentação em vigor.

Emolumentos de 1.ª Candidatura

Ano
Vagas
2022/2023
€80,00

Candidaturas suplementares

Ano
Valor
2022/2023
Redução de 50%

Provas de Mestrado

Mais informações

Pode obter informações e esclarecimentos junto do serviço de Sistemas de Informação e Gestão Académica (SIGA), através dos seguintes canais:

SIGA – Gestão académica

Dúvidas no processo de candidatura ou inscrição

SIGA – Sistemas de Informação

Dúvidas técnicas de utilização da plataforma informática

Atendimento online