Mobilidade

Mobilidade

A Escola Superior de Enfermagem do Porto reconhece que internacionalização é uma componente chave para promover a qualidade dos seus projetos de ensino. A mobilidade internacional é um dos mecanismos mais bem-sucedidos na preparação dos estudantes para trabalhar e viver num mundo globalizado.

Por este motivo, a ESEP criou diversos programas de mobilidade internacional para que os seus estudantes possam beneficiar de oportunidades únicas, oferecendo ainda, uma dimensão internacional e multicultural aos estudantes não-móveis, através do contato com alunos e docentes estrangeiros que escolhem a ESEP como entidade de acolhimento.

A mobilidade de pessoal docente e não docente é um elemento fulcral da política de internacionalização da Escola Superior de Enfermagem do Porto e da sua estratégia de progresso de recursos humanos.

Os estudantes da ESEP que pretendam frequentar instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras ou fazer estágios profissionais em regime de mobilidade para outra instituição (designada por mobilidade outgoing) no âmbito do programa de mobilidade internacional ERASMUS+ ou mobilidade nacional Vasco da Gama devem ter em atenção as datas de candidaturas e os documentos que necessitam para se candidatarem e para levarem consigo para a instituição de Ensino Superior de acolhimento.

No âmbito do Programa Erasmus + os recém-graduados do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem do Porto podem candidatar-se a um estágio numa entidade de acolhimento, durante um período mínimo de 2 meses (60 dias) e máximo de 12 meses.
Os recém-graduados em mobilidade têm um orientador de estágio na empresa onde realizam o estágio e um tutor na universidade de origem que são responsáveis pela supervisão e apoio científico e pedagógico, necessários.
Estes estágios não acarretam custos para as instituições que os acolhem, sendo que algumas instituições poderão, se assim o decidirem, atribuir um apoio financeiro aos estagiários que acolhem.

O Programa Erasmus+ é um programa de ensino e formação da União Europeia (UE), que promove atividades de mobilidade (para estudantes, pessoal docente e não-docente) e de cooperação transnacional, ao nível do Ensino Superior, num total de 33 países europeus: 27 Estados-Membros da União Europeia; Estados EFTA/EEE (Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça) e Estados candidatos à UE (Croácia e Turquia).

O Erasmus+ é, assim, o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto. Este Programa consolida sob um único quadro de apoio as áreas da educação, formação, juventude e desporto e outros programas internacionais.

Comemoração da 4ª edição #ErasmusDays na ESEP

O Programa Vasco da Gama é um programa mobilidade de estudantes entre escolas do Ensino Superior Politécnico lançado pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

O período de mobilidade pode ser semestral ou anual e ser realizado em qualquer escola de outro Instituto Superior Politécnico nacional.
A realização do intercâmbio implica o estabelecimento de um acordo prévio entra a instituição de origem e de acolhimento, de modo a que seja assegurado o reconhecimento académico, bem como a definição prévia do plano de estudos do estudante. Poderão participar no Programa Vasco da Gama todos os estudantes do ensino superior que tenham concluído o 2.º ano, mediante estabelecimento de um acordo prévio entre as instituições envolvidas. A mobilidade está condicionada à aprovação do plano de estudos definido pela escola de origem e pela escola de acolhimento. Os estudantes não poderão candidatar-se simultaneamente à mobilidade Vasco da Gama e ao programa ERASMUS, no mesmo ano letivo.
1
Número de Estudantes em Outgoing em 2022
1
Número de Estudantes em Incoming em 2022

Horário de atendimento

Dias da semana
Horário previsto
Segunda-feira
14:00 – 16:00 horas
Terça-feira
11:00 – 13:00 horas
Quinta-feira
14:00 – 16:00 horas

Outros conteúdos úteis de mobilidade

Mais informações

GAMII - Gabinete de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Institucional