Adaptação à parentalidade
Adaptação à parentalidade
Objetivos
- Conhecer os dados de avaliação do processo de adaptação à parentalidade;
- Conhecer as competências parentais e relacioná-las com as necessidades em cuidados de enfermagem especializados na área da saúde materna e obstétrica;
- Conhecer os modelos de cuidados pré-natais e relacioná-los com as necessidades de cuidados de enfermagem especializados na área da saúde materna e obstétrica;
- Relacionar os dados de avaliação da adaptação à parentalidade, com o processo de diagnóstico de enfermagem na área da saúde materna e obstétrica;
- Identificar os diagnósticos de enfermagem no domínio do processo de adaptação à parentalidade;
- Conhecer os critérios para a prescrição das intervenções diferenciadas de enfermagem na área da promoção da adaptação à parentalidade;
- Descrever as intervenções de enfermagem especializadas, que sejam promotoras da adaptação à parentalidade, desde o período pré-natal;
- Executar intervenções de enfermagem especializadas na área da saúde materna e obstétrica, com impacto na promoção da adaptação à parentalidade.
Conteúdos programáticos
Focos com relevância para a prática de enfermagem no domínio da adaptação à parentalidade:
- Transição parental;
- Propriedades da transição parental;
- Condições facilitadoras e inibidoras da transição parental;
- Indicadores de processo e de mestria da transição parental;
- Conjugalidade e parentalidade.
Ligação mãe/pai-filho
- Características/competências do feto;
- Características do recém-nascido;
- Técnica de contacto pele a pele;
- Saúde mental da mãe/pai e o impacto nos cuidados ao recém-nascido;
- Significado atribuído à chegada do recém-nascido.
Competências parentais
Alimentação do recém-nascido:
- amamentação;
- lactação;
- complicações da amamentação;
- efeitos da alimentação e uso de substâncias na lactação e no recém-nascido;
- aleitamento materno e alimentar com biberão/copo;
- aleitamento adaptado.
Higiene e manutenção da pele saudável do recém-nascido. Promoção de hábitos de sono saudável desde o nascimento. Lidar com o choro do recém-nascido. Promoção e vigilância da saúde do recém-nascido. Estratégias para estimular recém-nascido. Segurança do recém-nascido. Diagnóstico de enfermagem no âmbito das competências parentais. Estratégias de avaliação no âmbito das competências parentais. Intervenções de enfermagem diferenciadas no âmbito das competências parentais.
Preparação da família para a chegada do recém-nascido:
- Fatores facilitadores da comunidade e sociedade relacionados com a proteção da parentalidade;
- Mudanças na família face a chegada do recém-nascido;
- Estratégias facilitadoras de adaptação face à chegada do recém-nascido;
- Relação entre os cuidados ao recém-nascido e a reorganização da família.
Modelos de cuidados pré-natais:
- Continuidade dos cuidados perinatais;
- Intervenções em grupo – princípios de conceção e de implementação;
- Programa de preparação para a parentalidade.
Metodologias de ensino e aprendizagem
As aulas teóricas serão predominantemente expositivas e reflexivas e visam dotar as/os estudantes de conhecimentos que terão oportunidade de mobilizar e de aprofundar em contexto das aulas PL e OT.
As aulas de orientação tutorial acompanharão o processo ensino-aprendizagem ao longo do semestre, em que as/os estudantes serão desafiados a mobilizar os conhecimentos em exercícios de conceção de cuidados a partir de cenário clínico distribuído, e respetivo suporte em na evidência científica disponível.
As aulas práticas laboratoriais serão práticas em contexto de laboratório e visam o desenvolvimento de competências para realizar consulta de avaliação das competências parentais e da conceção e implementação de intervenções em grupo.