Psicologia e Sociologia da Infância e Adolescência
Psicologia e Sociologia da Infância e Adolescência
Objetivos
Compreender a relação entre as regras culturais estabelecidas e as necessidades biológicas da criança e adolescente face à saúde e doença;
Conhecer a organização social nas diferentes formas e papéis da estrutura familiar, diversidade cultural e realidade social;
Conhecer as problemáticas dos contextos e práticas profissionais face à diversidade cultural, ao papel social e à realidade social;
Compreender as implicações psicossociais da doença na criança, adolescente, família e outros agentes educativos.
Conteúdos programáticos
- Paradigma Social de valorização da pessoa na infância e na adolescência:
A Construção Histórica da Infância e a emergências das novas categorias sociais, a Pré-adolescência e a Adolescência (Grécia, Esparta, Roma, Idade Média, Séc. XVII, atualidade)
As Teorias Sociais da Infância (Autores clássicos: Durkheim, Marx, Weber, Mauss e Autores Contemporâneos: Ariés, Corsaro, Sarmento, entre outros)
Processo de Socialização vs “Reprodução Interpretativa” - A Enfermagem Transcultural – Saúde na adolescência – Interculturalidade
- Psicologia da saúde da criança e adolescente: Perspetiva desenvolvimental e socioecológica; A evolução dos processos de compreensão e explicação da saúde e da doença.
- Stresse e confronto na vivência de situações de doença e nos cuidados de saúde:
Stresse – perspetiva desenvolvimental;
A promoção do confronto na criança, adolescente e família; - A vivência da doença crónica:
Modelos de compreensão da adaptação;
Fatores associados aos processos de adaptação.
Metodologias de ensino e aprendizagem
A nível teórico serão apresentados e discutidos os diferentes conteúdos curriculares da UC, através das seguintes estratégias pedagógicas: exposição de temas, troca de experiências e estudo e análise de casos. No âmbito dos seminários serão apresentados exemplos de programas de intervenção dirigidos à criança, família e comunidade.