Transição de desenvolvimento da criança e adolescente
Transição de desenvolvimento da criança e adolescente
Objetivos
- Conhecer os dados de avaliação dos aspetos de saúde relevantes na criança e no adolescente no âmbito da transição desenvolvimental;
- Relacionar os dados de avaliação com o processo de diagnóstico de enfermagem no âmbito da transição desenvolvimental da criança e do adolescente;
- Identificar os diagnósticos de enfermagem no âmbito da transição desenvolvimental da criança e do adolescente;
- Descrever as intervenções de enfermagem diferenciadas promotoras da transição desenvolvimental da criança e do adolescente.
Conteúdos programáticos
Desenvolvimento infantil:
- Propriedades;
- Conhecimento;
- Capacidade;
- Autoeficácia;
- Consciencialização;
- Significados.
Estratégias de avaliação da condição inicial/evolução da criança e adolescente no âmbito do desenvolvimento infantil.
Diagnósticos de enfermagem no âmbito do desenvolvimento infantil da criança e adolescente.
Intervenções de enfermagem diferenciadas, com integridade referencial para os diagnósticos de enfermagem no âmbito do desenvolvimento infantil da criança e adolescente.
Crescimento:
- Propriedades;
- Conhecimento;
- Capacidade;
- Autoeficácia;
- Consciencialização;
- Significados.
Estratégias de avaliação da condição inicial/evolução da criança e adolescente no âmbito do crescimento.
Diagnósticos de enfermagem no âmbito do crescimento da criança e adolescente.
Intervenções de enfermagem diferenciadas, com integridade referencial para os diagnósticos de enfermagem no âmbito do crescimento da criança e adolescente.
Períodos de desenvolvimento (RN; Lactente; Toddler; Pré-escolar; Escolar; Adolescente):
- Propriedades;
- Conhecimento;
- Capacidade;
- Autoeficácia;
- Consciencialização;
- Significados.
Estratégias de avaliação da condição inicial/evolução da criança e adolescente no âmbito dos períodos de desenvolvimento.
Diagnósticos de enfermagem no âmbito no âmbito dos períodos de desenvolvimento da criança e adolescente.
Intervenções de enfermagem diferenciadas, com integridade referencial para os diagnósticos de enfermagem no âmbito dos períodos de desenvolvimento da criança e adolescente.
Processos corporais, processos psicológicos, ação, comportamento interativo:
- Propriedades;
- Estratégias de avaliação da condição da criança e do adolescente no âmbito da transição desenvolvimental.
Metodologias de ensino e aprendizagem
No decurso desta UC recorreremos a diferentes métodos:
- Método expositivo com apoio de meios audiovisuais;
- Métodos ativos: Dinâmicas de grupo, simulações, técnica de resolução de problemas.