Gestão de casos
Gestão de casos
Objetivos
- Compreender e situar os diferentes modelos de gestão de casos, num contexto estratégico de promoção da qualidade do exercício profissional dos enfermeiros e, por inerência, da qualidade dos cuidados;
- Desenvolver competências de interpretação do papel de gestor de casos;
- Desenvolver uma atitude crítica sobre adequabilidade dos princípios da gestão de casos à realidade do Serviço Nacional de Saúde português e ao exercício profissional dos enfermeiros;
- Aprofundar o conceito de “cliente vulnerável”, a partir de uma perspetiva teórica inscrita no domínio disciplinar da Enfermagem, em articulação com as necessidades de cuidados de enfermagem da população portuguesa;
- Aprofundar os conhecimentos sobre os critérios e os instrumentos de identificação de clientes “potencialmente vulneráveis” nas transições com relevância para prática clínica;
- Desenvolver competências de integração e utilização de instrumentos de avaliação da qualidade dos cuidados, no quadro das transições vividas pelos clientes;
- Desenvolver competências de coordenação de equipas de enfermagem, orientadas para a prestação de cuidados aos clientes, ao longo de um “continuum” de cuidados;
- Desenvolver competências de definição, acompanhamento e revisão dos processos de cuidados aos clientes “potencialmente vulneráveis”, que vivem transições saúde/doença, desenvolvimentais e situacionais, no contexto de equipas multidisciplinares.
Conteúdos programáticos
- O conceito de Gestão de casos;
- Gestão de casos: elementos centrais;
- Os (potenciais) clientes de programas de gestão de casos;
- O conceito de “cliente vulnerável” a partir de uma visão inscrita no domínio disciplinar da Enfermagem;
- O Gestor de casos: perfil de competências;
- O gestor de casos como um “insider expert”.