Trabalho de parto e autocuidado no pós-parto
Trabalho de parto e autocuidado no pós-parto
Objetivos
- Desenvolver competências que promovam práticas emancipatórias para o exercício do papel parental;
- Adquirir competências que permitam intervir no domínio dos Cuidados de Enfermagem Especializados à mulher, recém-nascido e família em situação de parto e de puerpério.
Conteúdos programáticos
- Evolução histórica da Obstetrícia e da Enfermagem Obstétrica;
- Parteiras célebres dos séculos XVII ao XIX;
- Manuais para parteiras;
- Enquadramento conceptual dos cuidados de ESMO;
- Competências do EESMOG – Regulamento;
- Conceitos de Trabalho de Parto e Parto;
- Sinais e Sintomas de Trabalho de Parto;
- Diferenças entre Verdadeiro e Falso Trabalho de Parto;
- Fatores que influenciam o Trabalho de Parto e Parto;
- Alterações fisiológicas/psicológicas normais que ocorrem durante os períodos de Trabalho de Parto;
- Períodos de Trabalho de Parto e eventos críticos que ocorrem durante cada período;
- Conceitos de dor no 1º período de Trabalho de Parto;
- Dados relevantes para o processo de diagnóstico na admissão da parturiente no serviço de urgência obstétrica;
- Atividades de diagnóstico à parturiente durante os períodos de Trabalho de Parto e Parto;
- Atividades de vigilância à parturiente durante os períodos de Trabalho de Parto e Parto;
- Avaliação de problemas potenciais e intervenções de enfermagem à mulher com complicações durante o Trabalho de Parto e Parto;
- Procedimentos durante o Trabalho de Parto e Parto: executar amniotomia, executar parto, executar dequitadura e executar episiorrafia;
- Adaptação Materna durante o puerpério;
- Mudanças fisiológicas sistémicas e psicológicas que ocorrem na mulher após o parto;
- Esquema geral das atividades de vigilância do puerpério;
- Autocuidado: capacidade para manter a saúde durante o puerpério;
- Avaliação de problemas potenciais e intervenções de enfermagem à mulher com complicações pós-parto;
- Adaptação do RN à vida extrauterina;
- Cuidados imediatos ao RN;
- Atividades de vigilância ao RN;
- Características do desenvolvimento infantil relevantes na promoção da ligação mãe-filho e pai-filho;
- Intervenções promotoras da ligação mãe-filho após o nascimento.