Saúde mental infantil e juvenil

Saúde mental infantil e juvenil

Objetivos

  • Compreender as problemáticas associadas aos fatores etiológicos e trajetórias desenvolvimentais que estão implicadas nos problemas de saúde mental da criança e do adolescente; 
  • Caracterizar os diferentes modelos psicodinâmicos no diagnóstico, tratamento e prevenção das psicopatologias da criança e do adolescente e a forma como lidam com as respostas humanas; 
  • Avaliar a especificidade dos problemas de saúde mental para a criança e o adolescente e os desafios que colocam à enfermagem de saúde mental do ponto de vista assistencial, incluindo o trabalho com a família; 
  • Analisar os focos de atenção e os contextos de assistência à criança e ao adolescente com problemas de saúde mental (profissionais e informais).

Conteúdos programáticos

  • Saúde Mental da criança e do adolescente: 
  • Principais modelos teóricos na compreensão dos problemas de saúde mental; 
  • Fatores de risco e fatores protetores; 
  • O conceito de resiliência; 
  • Problemas no desenvolvimento; 
  • Perturbações do sono, da fala e da psicomotricidade; 
  • Dificuldades de aprendizagem; Síndromes psicossomáticos; 
  • Perturbações do comportamento; 
  • Psicoses e pré-psicoses infantis; 
  • Depressão na criança; 
  • Abandono, negligência e maus tratos na criança; 
  • A problemática do adolescente: 
  • Estados depressivos; 
  • Depressão e suicídio na adolescência; 
  • Perturbações psicóticas e da personalidade; 
  • Abuso de substâncias; 
  • Delinquência; 
  • Maus tratos no adolescente; 
  • Modelos de intervenção;
  • Enquadramentos políticos e legais da assistência; 
  • Modelos de prevenção primária, tratamento e reabilitação; 
  • Avaliação das respostas humanas e dos focos de atenção; 
  • Os contextos de intervenção: a família, a escola e as instituições de saúde; 
  • Intervenção integrada e multidisciplinar.

Coordenador da Unidade Curricular

José Carlos Marques de Carvalho

Professor Doutor

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