COVID-19 – Apoio Social ao Estudante
Comunicado
Apoio Social ao Estudante
A ESEP está presente e atenta às dificuldades dos seus estudantes!
Sabemos que a atual situação de pandemia e de isolamento social está a colocar bastantes desafios às famílias, nomeadamente no que diz respeito a eventuais perdas de rendimentos.
Neste sentido, é importante que os estudantes saibam que a ESEP está atenta a todas as situações e dispõe de mecanismos capazes de encontrar soluções para esses cenários.
Continua a ser nosso compromisso assegurar, através dos meios legais e orçamentais disponíveis, os apoios necessários por forma a garantir o sucesso dos percursos formativos dos nossos estudantes, pelo que não somos alheios aos seus contextos e às suas dificuldades.
Para tanto, os núcleos de Apoio ao Estudante (SIGA-AE) e de Gestão Académica (SIGA-GA) estão online e disponíveis para esclarecer todas as dúvidas, analisar e aconselhar cada uma das situações.
Neste âmbito, vimos relembrar que, em caso de alteração da composição do agregado familiar e ou de alteração significativa da situação económica do mesmo, o estudante pode submeter requerimento de bolsa ou de reapreciação do processo tendo em vista, conforme os casos, a atribuição de bolsa de estudo ou a alteração do valor da bolsa de estudo já atribuída:
- Caso seja bolseiro da ação social ou a bolsa lhe tenha sido indeferida, pode, a todo o tempo, requerer a reanálise do seu processo, ao abrigo do artigo 32.º do Regulamento de Bolsas, bastando para isso formular o requerimento por via do e-mail acaosocial@esenf.pt, devendo fundamentar a situação e juntar os elementos comprovativos das alterações significativas ocorridas, que tenha em sua posse;
- Caso não tenha requerido bolsa e não tenha credenciais de acesso à plataforma de bolsas da DGES, mas reúna ou venha a reunir os requisitos para aceder a bolsa de estudo, designadamente por motivos de alteração significativa da situação económica (rendimento bruto anual per capita inferior a 8962,05€), poderá solicitar o registo e a atribuição das credenciais de acesso à plataforma de bolsas das DGES, através do e-mail acaosocial@esenf.pt, devendo remeter os seguintes elementos:
- Nome completo, conforme consta no cartão de cidadão:
- Morada do agregado familiar:
- N.º do cartão de cidadão, incluindo todos os dígitos:
- N.º de TLM:
- N.º de Identificação Fiscal:
- N.º de Segurança Social:
- N.º de aluno:
- E-mail através do qual prefere ser notificado:
- Curso:
2.1 Com a candidatura à bolsa de estudos e até decisão do pedido, fica suspensa a cobrança da prestação de propina;
2.2 Ainda que a candidatura seja indeferida, mantendo justificadamente a dificuldade no pagamento da propina, o estudante poderá solicitar o reescalonamento do plano de pagamento da mesma, o que será analisado caso a caso.
Acrescem a estas soluções, outros eventuais apoios que poderão ser estudados de acordo com cada situação concreta e com as plataformas de apoio presentes também na comunidade.
Para o esclarecimento de qualquer dúvida poderá, sempre, contactar o SIGA – Apoio ao Estudante
Mais informações
Pode obter informações e esclarecimentos junto do serviço de Sistemas de Informação e Gestão Académica (SIGA), através dos seguintes canais: