Adaptação à parentalidade

Adaptação à parentalidade

Objetivos

  • Conhecer os dados de avaliação do processo de adaptação à parentalidade;
  • Conhecer as competências parentais e relacioná-las com as necessidades em cuidados de enfermagem especializados na área da saúde materna e obstétrica;
  • Conhecer os modelos de cuidados pré-natais e relacioná-los com as necessidades de cuidados de enfermagem especializados na área da saúde materna e obstétrica;
  • Relacionar os dados de avaliação da adaptação à parentalidade, com o processo de diagnóstico de enfermagem na área da saúde materna e obstétrica;
  • Identificar os diagnósticos de enfermagem no domínio do processo de adaptação à parentalidade;
  • Conhecer os critérios para a prescrição das intervenções diferenciadas de enfermagem na área da promoção da adaptação à parentalidade;
  • Descrever as intervenções de enfermagem especializadas, que sejam promotoras da adaptação à parentalidade, desde o período pré-natal;
  • Executar intervenções de enfermagem especializadas na área da saúde materna e obstétrica, com impacto na promoção da adaptação à parentalidade.

Conteúdos programáticos

Focos com relevância para a prática de enfermagem no domínio da adaptação à parentalidade:

  • Transição parental;
  • Propriedades da transição parental;
  • Condições facilitadoras e inibidoras da transição parental;
  • Indicadores de processo e de mestria da transição parental;
  • Conjugalidade e parentalidade.

Ligação mãe/pai-filho

  • Características/competências do feto;
  • Características do recém-nascido;
  • Técnica de contacto pele a pele;
  • Saúde mental da mãe/pai e o impacto nos cuidados ao recém-nascido;
  • Significado atribuído à chegada do recém-nascido.

Competências parentais

Alimentação do recém-nascido:

  • amamentação;
  • lactação;
  • complicações da amamentação;
  • efeitos da alimentação e uso de substâncias na lactação e no recém-nascido;
  • aleitamento materno e alimentar com biberão/copo;
  • aleitamento adaptado.

Higiene e manutenção da pele saudável do recém-nascido.  Promoção de hábitos de sono saudável desde o nascimento. Lidar com o choro do recém-nascido. Promoção e vigilância da saúde do recém-nascido. Estratégias para estimular recém-nascido. Segurança do recém-nascido. Diagnóstico de enfermagem no âmbito das competências parentais. Estratégias de avaliação no âmbito das competências parentais. Intervenções de enfermagem diferenciadas no âmbito das competências parentais.

Preparação da família para a chegada do recém-nascido:

  • Fatores facilitadores da comunidade e sociedade relacionados com a proteção da parentalidade;
  • Mudanças na família face a chegada do recém-nascido;
  • Estratégias facilitadoras de adaptação face à chegada do recém-nascido;
  • Relação entre os cuidados ao recém-nascido e a reorganização da família.

Modelos de cuidados pré-natais:

  • Continuidade dos cuidados perinatais;
  • Intervenções em grupo – princípios de conceção e de implementação;
  • Programa de preparação para a parentalidade.

Metodologias de ensino e aprendizagem

As aulas teóricas serão predominantemente expositivas e reflexivas e visam dotar as/os estudantes de conhecimentos que terão oportunidade de mobilizar e de aprofundar em contexto das aulas PL e OT.
As aulas de orientação tutorial acompanharão o processo ensino-aprendizagem ao longo do semestre, em que as/os estudantes serão desafiados a mobilizar os conhecimentos em exercícios de conceção de cuidados a partir de cenário clínico distribuído, e respetivo suporte em na evidência científica disponível.
As aulas práticas laboratoriais serão práticas em contexto de laboratório e visam o desenvolvimento de competências para realizar consulta de avaliação das competências parentais e da conceção e implementação de intervenções em grupo.

Coordenador da Unidade Curricular

Alexandrina Cardoso

Professora Doutora

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