Assistência pré-natal
Assistência pré-natal
Objetivos
Aplicar conhecimentos e capacidade de compreensão e de resolução de problemas a situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares, na área científica de enfermagem de saúde materna e obstétrica.
Executar intervenções de enfermagem especializadas centradas nos diagnósticos relativos à grávida/casal e família durante a gravidez em contexto comunitário.
Mobilizar a evidência científica para a tomada de decisão na prestação de cuidados de enfermagem especializados na área da vigilância da gravidez, adaptação à gravidez, preparação para a parentalidade e preparação para o parto.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos programáticos de todas as unidades curriculares contribuem para a concretização deste ensino clínico, no sentido de atingir os objetivos propostos. Esta unidade curricular permitem que o estudante desenvolva e reflita a prática a partir dos conhecimentos obtidos, das necessidades concretos de cada casal, e família, a vivenciar uma transição parental.
Os objetivos delineados procuram potenciar o desenvolvimento do estudante como pessoa e profissional, de forma a desenvolver e a adquirir as competências exigidas, inerentes ao desempenho de um enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica, aplicadas numa situação de prática profissional.
Metodologias de ensino e aprendizagem
Aprendizagem em contexto prático; discussão de estudo de casos centrados na prática, com recurso à evidência científica. O rigor científico e a adequação ao perfil de competências a adquirir pelos estudantes é sustentada pelo acompanhamento individual do tutor, no contexto clínico, pela supervisão de um docente, pela exigência contínua em problematizar as práticas, justificar a atividade diagnóstica, os diagnósticos e as intervenções, com base na mobilização do conhecimento e no consumo de resultados de investigação.