Criança e Adolescente com Necessidades Especiais

Criança e Adolescente com Necessidades Especiais

Objetivos

Conhecer os limites concetuais das necessidades especiais das crianças e adolescentes;
Conhecer os dados de avaliação da condição clínica da criança e adolescente com necessidades especiais;
Relacionar os dados de avaliação com o processo de diagnóstico de enfermagem no âmbito da criança e adolescente com necessidades especiais;
Identificar os diagnósticos de enfermagem no âmbito da criança e adolescente com necessidades especiais;
Conhecer os critérios para a prescrição de intervenções de enfermagem diferenciadas no âmbito da criança e adolescente com necessidades especiais;
Descrever as intervenções de enfermagem diferenciadas promotoras da transição saúde/doença da criança e do adolescente.
Conhecer os dados de avaliação da condição da parentalidade especial;
Relacionar os dados de avaliação com o processo de diagnóstico de enfermagem no âmbito da parentalidade especial;
Identificar os diagnósticos de enfermagem no âmbito da parentalidade especial;
Conhecer os critérios para a prescrição de enfermagem no âmbito da parentalidade especial;
Descrever as intervenções de enfermagem diferenciadas promotoras da parentalidade especial.

Conteúdos programáticos

Limites concetuais das necessidades especiais das crianças e adolescentes;
Circunstâncias que se associam à emergência de necessidades especiais na criança e adolescente, nomeadamente: a hospitalização da criança/adolescente/família; a experiência de situações de doença crónica/ fim de vida.
Focos com relevância para a prática de enfermagem relacionadas com procedimentos de diagnóstico e terapêutica médica;
Focos com relevância para a prática de enfermagem no domínio dos compromissos dos processos corporais, na ação, no comportamento interativo e nos processos psicológicos da criança e do adolescente;
Focos com relevância para a prática de enfermagem no domínio da parentalidade especial;
Estratégias de avaliação da condição inicial da criança e adolescente com necessidades especiais;
Diagnósticos de enfermagem no âmbito das transições vivenciadas pela criança e adolescente com necessidades especiais;
Intervenções de enfermagem diferenciadas, com integridade referencial para os diagnósticos de enfermagem no âmbito das transições vivenciadas pela criança e adolescente com necessidades especiais;
Estratégias de avaliação da condição inicial da parentalidade especial;
Diagnósticos de enfermagem no âmbito da parentalidade especial;
Intervenções de enfermagem diferenciadas, com integridade referencial para os diagnósticos de enfermagem identificados, com vista à promoção da parentalidade especial;
Diagnósticos de enfermagem no âmbito da parentalidade especial;
Intervenções de enfermagem diferenciadas, com integridade referencial para os diagnósticos de enfermagem identificados, com vista à promoção da parentalidade especial;
Hospitalização da criança/adolescente/família;
Impacto da hospitalização;
Promoção da esperança em situações de doença crónica/ fim de vida.

Metodologias de ensino e aprendizagem

No decurso desta UC recorreremos a diferentes métodos:

  • Método expositivo com apoio de meios audiovisuais;
  • Métodos ativos: Dinâmicas de grupo, simulações, técnica de resolução de problemas.

Coordenador da Unidade Curricular

Margarida Reis Santos

Professora Doutora

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