EC: pediatria
EC: pediatria
Objetivos
- Desenvolver competências do enfermeiro de cuidados gerais no contexto dos serviços de internamento de pediatria;
- Identificar as necessidades e capacidades da criança de acordo com os estadios de crescimento/desenvolvimento infantil;
- Desenvolver capacidade de análise crítica relativa aos focos da prática de enfermagem;
- Identificar as respostas da criança/pais à condição de saúde/doença;
- Desenvolver competências de acompanhamento da criança/pais que vivem transições saúde/doença e transições situacionais, no contexto da prática clínica;
- Interrelacionar as respostas da criança/pais identificadas com as evidências do conhecimento científico;
- Identificar as situações que requerem cuidados de enfermagem tendo como cliente a criança/pais, indicando os dados relevantes e as atividades de diagnóstico;
- Decidir justificadamente as intervenções adequadas;
- Planear intervenções de enfermagem autónomas;
- Implementar intervenções de enfermagem autónomas;
- Avaliar a eficácia das intervenções de enfermagem autónomas especificando os resultados esperados obtidos;
- Executar intervenções resultantes de prescrição;
- Documentar a conceção de cuidados à medida que as situações são identificadas e as intervenções implementadas;
- Desenvolver competências de avaliação dos diferentes tipos de papel parental;
- Implementar intervenções de enfermagem promotoras do desenvolvimento do papel parental;
- Organizar a prática clínica reconhecendo os pais como parceiros dos cuidados;
- Demonstrar capacidade de ser agente de mudança no contexto da prática clínica;
- Adotar uma conduta responsável e ética, atuando no respeito pelos direitos e interesses da criança/pais.
Conteúdos programáticos
- Avaliação da eficácia das intervenções de enfermagem, especificando os resultados obtidos;
- Documentação de conceção de cuidados à medida que as situações são identificadas e as intervenções implementadas;
- Cuidados paliativos pediátricos;
- Patologia pediátrica;
- Intervenção nos serviços de Pediatria como agente de mudança na perspetiva de colaboração Escola/Serviços de Saúde.