A Enfermagem continua a ser uma das áreas com maior número de candidatos de entre todas as áreas disponíveis no ensino superior.
Na edição de 2022 do Concurso Nacional de Acesso, em Enfermagem, foram colocados 2.052 estudantes, dos cerca de 12.730 candidatos aos 22 cursos disponíveis.
Manteve-se, assim, o interesse pela área de Enfermagem, por parte dos candidatos, tendo disso sido exemplo a ESEP que, em 2022, teve 1.226 candidatos às 263 vagas disponíveis para ingresso no Curso de Licenciatura em Enfermagem. Apesar de pequena diminuição no número de candidatos (1.872 em 2021), em linha com anos anteriores e com as congéneres, a Escola manteve um rácio que atesta a sua posição cimeira a nível nacional, com mais de 4 candidatos por vaga disponível.
Nos resultados agora divulgados, a média do último colocado na ESEP foi de 16,15 valores. Destaque, ainda, para os 471 candidatos que escolheram a ESEP em primeira opção (38% do total de candidatos), reforçando a nossa posição cimeira no ensino da enfermagem.
De realçar, ainda, que a nota mais elevada entre os candidatos à ESEP foi de 19,9 e que, a média do primeiro colocado em primeira opção foi de 19,03.
Em reação a estes resultados, Luís Carvalho, Presidente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, refere que “é com enorme satisfação que recebemos os novos estudantes para o Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados alcançados, com uma elevada procura em primeira opção, evidencia a confiança da comunidade na nossa Escola. Estamos preparados para receber cada um dos novos estudantes, a quem desejamos o maior sucesso académico e pessoal”.
A Escola Superior de Enfermagem do Porto encontra-se, assim, entre as instituições de ensino superior mais procuradas do país.