Estratégias de promoção da saúde em grupos e comunidades
Estratégias de promoção da saúde em grupos e comunidades
Objetivos
- Conhecer o papel da liderança nos serviços de saúde;
- Conhecer as principais modalidades de promoção da saúde em grupos e comunidades;
- Relacionar as modalidades de intervenção com as necessidades em saúde de grupos e comunidades;
- Descrever as intervenções de enfermagem diferenciadas promotoras da saúde de grupos e comunidades.
Conteúdos programáticos
- Liderança
A liderança como processo de influencia da saúde de grupos e comunidades;
Os estilos de liderança;
O papel da liderança em enfermagem na promoção da saúde de grupos e comunidades.
- Empowerment comunitário
Os elementos chave do empowerment comunitário;
O processo de empowerment comunitário;
O papel do empowerment comunitário na promoção da saúde de grupos e comunidades..
- Modalidades de intervenção em promoção da saúde em grupos e comunidades:
Marketing social (conceitos, caraterísticas e etapas);
Educação para a saúde (conceitos, modelos, planeamento, implementação e avaliação);
Gestão de caso (conceitos, critérios de inclusão, planeamento, implementação e processo de monitorização);
Aconselhamento (conceito, caraterísticas e etapas);
Advocacia (conceitos, métodos, planeamento, implementação e avaliação);
Organização comunitária (conceitos, planeamento, implementação e avaliação);
Parcerias (conceitos, planeamento, implementação e avaliação).
Metodologias de ensino e aprendizagem
O ensino é ministrado através de aulas teóricas, teórico-práticas, orientação tutorial e seminários. As aulas teóricas são de carácter expositivo, destinando-se a proporcionar compreensão dos conceitos enquadrando-os no respectivo domínio técnico-científico e no do exercício de competências profissionais. As aulas teórico-práticas pressupõem a participação ativa dos alunos, utilizando-se estratégias de leitura individuais e em grupo de textos sobre temas inseridos no programa da unidade curricular. As aulas de orientação tutorial permitem o acompanhamento dos alunos na elaboração dos trabalhos de grupo, em que cada grupo desenvolve um estudo teórico sobre uma temática específica. Tem por objectivo o desenvolvimento de competências relativas ao desenvolvimento de uma intervenção. O seminário destina-se à apresentação e discussão dos trabalhos de grupo.