Gestão de casos vulneráveis

Gestão de casos vulneráveis

Objetivos

  • Compreender os modelos de gestão de casos, num contexto estratégico de promoção da qualidade do exercício profissional dos enfermeiros;
  • Discutir/analisar o papel de gestor de casos de clientes “especialmente vulneráveis” e portadores de doença crónica;
  • Descrever os princípios da coordenação de equipas de enfermagem orientadas para a prestação de cuidados a clientes com doença crónica, ao longo de um “continuum” de cuidados;
  • Identificar as fases dos processos de cuidados de clientes (especialmente vulneráveis) com doença crónica, no âmbito de equipas multidisciplinares;
  • Discutir os referenciais teóricos inscritos no domínio disciplinar da enfermagem ajustados aos processos de gestão (de casos) de clientes especialmente vulneráveis, portadores de doenças crónicas;
  • Descrever os indicadores usados nos processos de gestão de casos, com foco nas transições vividas pelos clientes.
  • Conhecer as ferramentas básicas de análise económica, capazes de tornar visível o contributo dos cuidados de enfermagem e da gestão de casos para a sustentabilidade do sistema de saúde;
  • Discutir o potencial de integração no processo de gestão de casos, de recursos tecnológicos e ferramentas de informoterapia, com impactos positivos, quer para clientes, quer para as organizações.

Conteúdos programáticos

O conceito de “Gestão de casos”:

  • Origem e incorporação na área da saúde;
  • A evolução e pertinência da gestão de casos em enfermagem num sistema de saúde em mudança;
  • Gestão de casos, vulnerabilidade e processos terapêuticos complexos;
  • As componentes centrais da gestão de casos: interação, coordenação e continuidade de cuidados;
  • Elementos essenciais da gestão de casos: critérios de seleção de casos, roteiros clínicos e indicadores;
  • As finalidades e objetivos da gestão de casos e os seus benefícios para os serviços de saúde e para os clientes;
  • As competências (necessárias) aos gestores de casos, no âmbito da saúde;
  • Os modelos de gestão de casos e a sua ligação com a problemática da doença crónica e da vulnerabilidade;
  • Estratégias e ferramentas de gestão de casos, no contexto da assistência a clientes com doença crônica.

Metodologias de ensino e aprendizagem

A unidade curricular está baseada em metodologias de promoção da aprendizagem orientadas pelos princípios da educação de adultos e responsabilidade pessoal de cada estudante.
A partir dos conteúdos expostos nas aulas teóricas da unidade curricular, cada estudante deverá ser capaz de estruturar, num primeiro momento, o esboço daquilo que poderá ser o seu papel de gestor de casos, no contexto específico de cuidados para onde deseja direcionar o seu percurso formativo. Atendendo a esta finalidade, os estudantes devem mobilizar conteúdos de outras unidades curriculares do mestrado para o percurso a realizar na unidade curricular de “Gestão de casos”.
Identificados os interesses comuns entre estudantes (seminário I), num segundo momento, são gerados grupos de trabalho (máximo 3 estudantes) por áreas temáticas. Ao longo das aulas de orientação tutorial, os estudantes vão fazendo um percurso de aprofundamento em torno de modelos de gestão de casos, potencialmente adequados à realidade clínica para onde pretendem direcionar o seu percurso formativo.
Os seminários (II a IV) constituem o espaço de apresentação e discussão dos trabalhos de grupo realizados.

Coordenador da Unidade Curricular

Filipe Pereira

Professor Doutor

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