Mudança de par instituição/curso
Mudança de par instituição/curso
2023/2024
Candidaturas de 22 de maio a 2 de junho de 2023
Mudança de par instituição/curso
2021/2022
Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula na ESEP e inscreve no Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), sendo proveniente de outro par instituição/curso.
Nota: Esta publicação não dispensa a consulta da documentação aplicável, designadamente, os respetivos regulamentos e editais.
Condições de acesso
No Curso de Licenciatura em Enfermagem, podem requerer a mudança de par instituição/curso, os estudantes que satisfaçam as seguintes condições:
- Não tenham concluído o curso a partir do qual se candidatam;
- Tenham obtido uma classificação mínima de 100 (numa escala de 0 a 200) nos exames nacionais de um dos conjuntos de disciplinas específicas exigidos pela ESEP para acesso ao CLE, através do concurso nacional de acesso ao ensino superior, para o ano letivo a que se refere a candidatura;
- Os candidatos que ingressaram na instituição de origem como titulares de cursos de ensino secundário não portugueses poderão substituir a condição anterior pela apresentação de comprovativo de terem realizado, e sido aprovados, em exames finais de disciplinas do respetivo curso de ensino secundário que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
- Terem âmbito nacional;
- Referirem-se a disciplinas homólogas das provas de ingresso, considerando-se, para tal, como homólogas as disciplinas que, ainda que com denominações diferentes, tenham nível e objetivos idênticos e conteúdos similares aos do programa da prova de ingresso que visam substituir.
Vagas
Ano | Vagas |
---|---|
2023/2024 | 20 |
Emolumentos de candidatura
Ano | Valor |
---|---|
2023/2024 | €80,00 |
Documentos
- Documento, emitido por instituição de ensino superior, em que conste o curso a partir do qual se candidata e o respetivo ano de ingresso*;
- Documento comprovativo das classificações nos exames nacionais de um dos seguintes conjuntos: Biologia e Geologia OU Biologia e Geologia e Física e Química OU Biologia e Geologia e Matemática A;**
- Comprovativo do pagamento dos emolumentos devidos pela candidatura.
- Declaração, sob compromisso de honra, devidamente datada e assinada, de que não concluiu o curso a partir do qual se candidata;
- Modelo da declaração sob compromisso de honra
*Os estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira deverão entregar documento comprovativo de que o curso a partir do qual se candidatam é definido como de nível superior pela legislação do país em causa (Declaração do NARIC/DGES);
** O ano da realização das provas não condiciona a aceitação das mesmas para efeitos da candidatura ao presente concurso. No caso de candidatos titulares de cursos de ensino secundário não portugueses e candidatos que ingressaram no par/instituição de origem como titulares das provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23, este documento pode ser substituído por outros que permitam atestar que o candidato reúne as condições previstas em cada um dos referidos números, consoante o caso aplicável;
Candidaturas
de 22 de maio a 2 de junho de 2023
A submissão da candidatura é feita online através da plataforma de candidatura do SIGAI. Carece de registo e deve escolher a opção “Mudança de par instituição/curso”.
Calendário
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De 22 de maio a 2 de junho de 2023- Submissão da candidatura - Até 9 de junho de 2023 - Lista provisória dos resultados do concurso
- Até 23 de junho de 2023 - Audiência de interessados
- Até 28 de junho de 2023 - Lista homologada dos resultados do concurso
- De 3 a 7 de julho de 2023 - Matrícula e inscrição
- Até 10 dias úteis contados da data da matrícula/inscrição no curso - Pedido de creditação de unidades curriculares
Nota: Esta publicação não dispensa a consulta da documentação aplicável, designadamente, os respetivos regulamentos e editais.
Mais informações
Pode obter informações e esclarecimentos junto do serviço de Sistemas de Informação e Gestão Académica (SIGA), através dos seguintes canais:
SIGA – Sistemas de Informação
Dúvidas técnicas de utilização da plataforma de candidatura