Parentalidade no percurso desenvolvimental

Parentalidade no percurso desenvolvimental

Objetivos

  • Conhecer os dados de avaliação dos aspetos de saúde relevantes no âmbito da transição parental de desenvolvimento;
  • Relacionar os dados de avaliação com o processo de diagnóstico de enfermagem no âmbito da transição parental de desenvolvimento;
  • Identificar os diagnósticos de enfermagem no âmbito da transição parental de desenvolvimento;
  • Descrever as intervenções de enfermagem diferenciadas promotoras da transição parental de desenvolvimento.

Conteúdos programáticos

Parentalidade e Família:

  • Conceitos, Modelos e Teorias.

Focos com relevância para a prática de enfermagem no domínio da parentalidade:

  • Conhecimento;
  • Capacidades;
  • Autoeficácia;
  • Significado;
  • Conscencialização.

Focos com relevância para a prática de enfermagem no domínio do comportamento interativo:

  • Ligação mãe/pai-filho;
  • Amamentação.

Estratégias de avaliação da condição da parentalidade no âmbito da transição de desenvolvimento.
Diagnósticos de enfermagem no âmbito da transição parental de desenvolvimento.
Intervenções de enfermagem diferenciadas, com integridade referencial para os diagnósticos de enfermagem identificados, promotoras da transição parental de desenvolvimento.

Metodologias de ensino e aprendizagem

No decurso desta UC recorreremos a diferentes métodos:

  • Método expositivo com apoio de meios audiovisuais;
  • Métodos ativos: Dinâmicas de grupo, simulações, técnica de resolução de problemas.

Coordenador da Unidade Curricular

Luísa Andrade

Professora Doutora

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