PG – Gestão Serviços em Enf.
Pós-Graduação em
Gestão dos Serviços de Enfermagem
Inscrições 2.ª fase > De 1 de julho a 24 de agosto 2025
A Pós-Graduação em Gestão dos Serviços de Enfermagem é um curso que responde às competências acrescidas avançadas na área de gestão. Após a sua conclusão os estudantes ficam capacitados para desenvolverem atividades a nível da gestão estratégica, tácita e operacional, com potencial para contribuir para melhores ambientes de trabalho, para a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde, para o desenvolvimento dos recursos humanos, tornando-se numa referência para a inovação e qualidade dos serviços e das políticas de saúde.
Este é um curso acreditado pela Ordem dos Enfermeiros para efeitos de qualificação profissional.
- Compreender a importância da gestão em enfermagem nas unidades de saúde (públicas e privadas);
- Compreender a problemática do clima e da cultura organizacional dos serviços de saúde, numa sociedade de exigência;
- Relacionar os pontos fortes e fracos do ambiente interno dos serviços de saúde com as oportunidades e ameaças do ambiente externo;
Plano de Estudos
Unidades Curriculares Nucleares | ECTS | SEM | FORMATO |
---|---|---|---|
Economia e finanças em saúde | 3 | 2º | Online* |
Qualidade em enfermagem e saúde | 3 | 1º | Online* |
Conceitos, métodos e gestão em enfermagem | 3 | 1º | Online* |
Gestão de recursos humanos em enfermagem e saúde | 5 | 2º | Online* |
Prática baseada na evidência | 2 | 1º | Presencial |
Introdução à supervisão clínica em enfermagem | 2 | 1º | Presencial |
Planeamento operações logísticas | 3 | 2º | Online |
Introdução aos sistemas de informação em enfermagem | 2 | 2º | Online |
Unidades Curriculares Optativas | ECTS | SEM | FORMATO |
---|---|---|---|
Tecnologias da informação nos processos de trabalho na saúde e na enfermagem | 2 | 1º | Online* |
Formação em contexto clínico | 5 | 2º | Online |
Marketing e inovação tecnológica como suporte à gestão em saúde | 3 | 2º | Online |
Processos de trabalho em enfermagem e saúde | 3 | 1º | Online* |
Resumos mínimos de dados de enfermagem | 3 | 1º | Presencial |
E-nursing e formação de enfermeiros | 3 | 2º | Online* |
Ética de enfermagem | 2 | 1º | Online* |
Funcionamento das atividades letivas teóricas dos cursos de pós-graduação
Cursos de pós-graduação: No ano letivo 2025/2026, funcionarão em modo online, com aulas síncronas, as atividades letivas da tipologia “teórica – T”, “orientação tutorial – OT” e “seminários – S” das unidades curriculares dos seguintes cursos:
Todas as unidades curriculares, exceto as que estão parametrizadas como “presenciais” nos cursos conferentes de competências acrescidas pela Ordem dos Enfermeiros e os casos pontuais em que os coordenadores dos cursos, sob proposta dos coordenadores das unidades curriculares, venham a indicar outro modo de funcionamento.
Conteúdos Programáticos
Documentos



Mais informações
Pode obter informações e esclarecimentos junto do serviço de Sistemas de Informação e Gestão Académica (SIGA), através dos seguintes canais:
SIGA – Sistemas de Informação
Dúvidas técnicas de utilização da plataforma informática