Conhecer as várias dimensões do processo desenvolvimental na infância e adolescência, principalmente as que determinam mais diretamente a saúde e o bem-estar;
Identificar comportamentos protetores e promotores de saúde, segundo o paradigma da Psicologia positivista emergente;
Conhecer as implicações psicossociais da doença na criança, adolescente e família;
Desenvolver competências específicas de ajuda no domínio da relação/comunicação com a criança, adolescente e família;
Desenvolver competências para a promoção do confronto com os cuidados de saúde na criança, adolescente e suas famílias.
Conteúdos programáticos
A psicologia da saúde da criança e adolescente /psicologia pediátrica: Perspetiva desenvolvimental – os conceitos de risco e resiliência; Perspetiva socioecológica; A evolução dos processos infantis de compreensão e explicação da saúde e da doença: Fatores desenvolvimentais e o papel da experiência;
Promoção da saúde; A abordagem do desenvolvimento das competências de vida; Promoção saúde e parentalidade; Intervenção precoce;
Stresse e confronto no âmbito da psicologia da saúde infantil; Stresse – perspetiva desenvolvimental (medos /queixas somáticas); Na vivência de situações de doença; Durante a administração de procedimentos médicos; Intervenções para a promoção do confronto: relaxamento, distração, etc;
A hospitalização infantil; Consequências da hospitalização; Experiências ou fatores moderadores da hospitalização; Programas de preparação;
A doença crónica: Modelos de compreensão da adaptação à doença crónica; Fatores associados aos processos de adaptação à doença crónica; A problemática da adesão terapêutica;
Comunicação/relação do enfermeiro com a criança, adolescente e família.