Psicologia da saúde da criança e do adolescente

Psicologia da saúde da criança e do adolescente

Objetivos

  • Conhecer as várias dimensões do processo desenvolvimental na infância e adolescência, principalmente as que determinam mais diretamente a saúde e o bem-estar; 
  • Identificar comportamentos protetores e promotores de saúde, segundo o paradigma da Psicologia positivista emergente; 
  • Conhecer as implicações psicossociais da doença na criança, adolescente e família; 
  • Desenvolver competências específicas de ajuda no domínio da relação/comunicação com a criança, adolescente e família;
  • Desenvolver competências para a promoção do confronto com os cuidados de saúde na criança, adolescente e suas famílias.

Conteúdos programáticos

  • A psicologia da saúde da criança e adolescente /psicologia pediátrica: Perspetiva desenvolvimental – os conceitos de risco e resiliência; Perspetiva socioecológica; A evolução dos processos infantis de compreensão e explicação da saúde e da doença: Fatores desenvolvimentais e o papel da experiência; 
  • Promoção da saúde; A abordagem do desenvolvimento das competências de vida; Promoção saúde e parentalidade; Intervenção precoce; 
  • Stresse e confronto no âmbito da psicologia da saúde infantil; Stresse – perspetiva desenvolvimental (medos /queixas somáticas); Na vivência de situações de doença; Durante a administração de procedimentos médicos; Intervenções para a promoção do confronto: relaxamento, distração, etc; 
  • A hospitalização infantil; Consequências da hospitalização; Experiências ou fatores moderadores da hospitalização; Programas de preparação; 
  • A doença crónica: Modelos de compreensão da adaptação à doença crónica; Fatores associados aos processos de adaptação à doença crónica; A problemática da adesão terapêutica; 
  • Comunicação/relação do enfermeiro com a criança, adolescente e família.

Coordenador da Unidade Curricular

Lígia Maria Monteiro Lima

Professora Doutora

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