Psicologia da saúde

Psicologia da saúde

Objetivos

Conhecer globalmente os diferentes modelos descritivos e explicativos do comportamento e desenvolvimento humano.
Descrever os padrões normativos de funcionamento psicológico nas principais etapas do desenvolvimento / ciclo-vital.
Compreender o comportamento humano em situações de saúde e doença.
Desenvolver competências promotoras do confronto em situações de crise de saúde.

Conteúdos programáticos

1. Introdução à Psicologia da Saúde:
Importância da Psicologia num Curso de Enfermagem.
Objeto e métodos da Psicologia e da Psicologia da Saúde.
2. O desenvolvimento da criança e do adolescente:
Conceitos básicos da psicologia do desenvolvimento e principais correntes teóricas;
O desenvolvimento pré-natal e o recém-nascido: o desenvolvimento do bonding;
Comportamentos reflexos;
Estados de ativação e níveis de atividade do RN;
A infância – primeiros três anos de vida;
Desenvolvimento psicomotor – marcos de desenvolvimento motor;
Desenvolvimento afetivo – vinculação;
Desenvolvimento cognitivo e da linguagem;
Desenvolvimento do self: temperamento, autonomia e internalização;
O período pré-escolar. o pensamento pré-operatório segundo Piaget;
O desenvolvimento do autoconceito e autoestima;
O Desenvolvimento da identidade de género;
A importância do jogo;
A idade escolar;
O pensamento operatório-concreto;
A perspetiva psicométrica e a influência dos processos de socialização;
O desenvolvimento sociocognitivo: julgamento moral;
O desenvolvimento interpessoal – a importância dos pares;
A adolescência;
Puberdade e desenvolvimento psicológico;
O desenvolvimento cognitivo: pensamento formal, imaturidade (Elkind, crescimento neuronal);
O desenvolvimento da identidade (Erickson, Marcia);
O desenvolvimento moral: Kolhberg;
3. A Psicologia da Saúde e da Doença:
Definição e aspetos conceptuais;
Modelos explicativos dos comportamentos de saúde e doença;
4. Comportamentos de saúde e de doença:
Definição de comportamento de saúde e de doença;
A perceção e interpretação de sintomas;
5. A vivência psicológica da situação de doença física ou de rutura de saúde.
Os modelos de stresse e confronto;
O modelo de autorregulação do comportamento de doença de Leventhal;
A teoria da Crise de Rudolf Moos: as principais tarefas no processo de adaptação a uma crise de saúde;
Estratégias de coping;
6. Reações Psicológicas no contacto com os contextos de prestação de cuidados de saúde:
Implicações psicossociais da hospitalização;
Fatores psicológicos na reação face a procedimentos médicos invasivos e intervenções cirúrgicas;
7. Implicações psicossociais da doença crónica:
O processo de adaptação à doença crónica;
Qualidade de vida nos doentes crónicos;
A doença crónica na infância;
8. A Problemática da adesão terapêutica.
9. O Suporte social.
10. Personalidade, Saúde e Doença.

Coordenador da Unidade Curricular

Lígia Lima

Professora Doutora

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