Saúde dos grupos e comunidades

Financiamento

Saúde dos grupos e comunidades

Objetivos

  • Conhecer os dados de avaliação de grupos e comunidades, na área dos processos comunitários; comportamentos de procura de saúde e os estilos de vida.
  • Relacionar dados de avaliação de grupos e comunidades, na área dos processos comunitários; comportamentos de procura de saúde e sobre os estilos de vida.
  • Identificar os diagnósticos de enfermagem na área dos processos comunitários; comportamentos de procura de saúde e os estilos de vida.
  • Conhecer os critérios para a prescrição das intervenção de enfermagem na área dos processos comunitários; comportamentos de procura de saúde e estilos de vida.
  • Descrever as intervenções de enfermagem diferenciadas, na área dos processos comunitários; comportamentos de procura de saúde e os estilos de vida.

Conteúdos programáticos

  • Conceber os grupos e comunidades como clientes dos cuidados de enfermagem;
  • As comunidades: por áreas geográficas, escolar, trabalhadora, lares, prisões, cibernautas, e vulneráveis, nomeadamente sem abrigo, imigrantes, vítimas de violência, com comportamentos aditivos, pessoas com HIV/tuberculose, doentes crónicos;
  • Focos com relevância para a prática de enfermagem, em particular na área dos processos comunitários, comportamentos de procura de saúde, e estilos de vida;
  • Avaliação da comunidade e relação de dados;
  • Relações entre focos de atenção, diagnósticos e intervenções de enfermagem, que tomam por clientes grupos e comunidades.

Metodologias de ensino e aprendizagem

O ensino concretiza-se em aulas teóricas, seminários e de orientação tutorial. Nas aulas teóricas através do método expositivo fará prevalecer a interação entre os conceitos e a sua aplicação.
As aulas de orientação tutorial permitem a orientação do estudo, da pesquisa e o acompanhamento dos estudantes na elaboração dos trabalhos individuais ou de grupo.
Nos seminários previlegia-se o método participativo onde os estudantes serão estimulados a interligar os conceitos, a partir da problematização de temáticas, a apresentar e discutir o trabalho individual ou de grupo.

Coordenador da Unidade Curricular

Ana Paula Cantante

Professora Doutora

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