Compreender as problemáticas associadas aos fatores etiológicos e trajetórias desenvolvimentais que estão implicadas nos problemas de saúde mental da criança e do adolescente;
Caracterizar os diferentes modelos psicodinâmicos no diagnóstico, tratamento e prevenção das psicopatologias da criança e do adolescente e a forma como lidam com as respostas humanas;
Avaliar a especificidade dos problemas de saúde mental para a criança e o adolescente e os desafios que colocam à enfermagem de saúde mental do ponto de vista assistencial, incluindo o trabalho com a família;
Analisar os focos de atenção e os contextos de assistência à criança e ao adolescente com problemas de saúde mental (profissionais e informais).
Conteúdos programáticos
Saúde Mental da criança e do adolescente:
Principais modelos teóricos na compreensão dos problemas de saúde mental;
Fatores de risco e fatores protetores;
O conceito de resiliência;
Problemas no desenvolvimento;
Perturbações do sono, da fala e da psicomotricidade;
Dificuldades de aprendizagem; Síndromes psicossomáticos;
Perturbações do comportamento;
Psicoses e pré-psicoses infantis;
Depressão na criança;
Abandono, negligência e maus tratos na criança;
A problemática do adolescente:
Estados depressivos;
Depressão e suicídio na adolescência;
Perturbações psicóticas e da personalidade;
Abuso de substâncias;
Delinquência;
Maus tratos no adolescente;
Modelos de intervenção;
Enquadramentos políticos e legais da assistência;
Modelos de prevenção primária, tratamento e reabilitação;
Avaliação das respostas humanas e dos focos de atenção;
Os contextos de intervenção: a família, a escola e as instituições de saúde;