Transição de desenvolvimento da criança e adolescente

Transição de desenvolvimento da criança e adolescente

Objetivos

  • Conhecer os dados de avaliação dos aspetos de saúde relevantes na criança e no adolescente no âmbito da transição desenvolvimental;
  • Relacionar os dados de avaliação com o processo de diagnóstico de enfermagem no âmbito da transição desenvolvimental da criança e do adolescente;
  • Identificar os diagnósticos de enfermagem no âmbito da transição desenvolvimental da criança e do adolescente;
  • Descrever as intervenções de enfermagem diferenciadas promotoras da transição desenvolvimental da criança e do adolescente.

Conteúdos programáticos

Desenvolvimento infantil:

  • Propriedades;
  • Conhecimento;
  • Capacidade;
  • Autoeficácia;
  • Consciencialização;
  • Significados.

Estratégias de avaliação da condição inicial/evolução da criança e adolescente no âmbito do desenvolvimento infantil.
Diagnósticos de enfermagem no âmbito do desenvolvimento infantil da criança e adolescente.
Intervenções de enfermagem diferenciadas, com integridade referencial para os diagnósticos de enfermagem no âmbito do desenvolvimento infantil da criança e adolescente.

Crescimento:

  • Propriedades;
  • Conhecimento;
  • Capacidade;
  • Autoeficácia;
  • Consciencialização;
  • Significados.

Estratégias de avaliação da condição inicial/evolução da criança e adolescente no âmbito do crescimento.
Diagnósticos de enfermagem no âmbito do crescimento da criança e adolescente.
Intervenções de enfermagem diferenciadas, com integridade referencial para os diagnósticos de enfermagem no âmbito do crescimento da criança e adolescente.

Períodos de desenvolvimento (RN; Lactente; Toddler; Pré-escolar; Escolar; Adolescente):

  • Propriedades;
  • Conhecimento;
  • Capacidade;
  • Autoeficácia;
  • Consciencialização;
  • Significados.

Estratégias de avaliação da condição inicial/evolução da criança e adolescente no âmbito dos períodos de desenvolvimento.
Diagnósticos de enfermagem no âmbito no âmbito dos períodos de desenvolvimento da criança e adolescente.
Intervenções de enfermagem diferenciadas, com integridade referencial para os diagnósticos de enfermagem no âmbito dos períodos de desenvolvimento da criança e adolescente.

Processos corporais, processos psicológicos, ação, comportamento interativo:

  • Propriedades;
  • Estratégias de avaliação da condição da criança e do adolescente no âmbito da transição desenvolvimental.

Metodologias de ensino e aprendizagem

No decurso desta UC recorreremos a diferentes métodos:

  • Método expositivo com apoio de meios audiovisuais;
  • Métodos ativos: Dinâmicas de grupo, simulações, técnica de resolução de problemas.

Coordenador da Unidade Curricular

Paula Sousa

Professora Doutora

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